Somos uma Eco-Escola!
Já saíram os resultados do concurso ao galardão e é com grande agrado que informamos que a apreciação da ABAE foi afirmativa e em breve poderemos ostentar a bandeira Eco-Escolas. (ver lista de escolas galardoadas)
Sopa biológica
No fim de um ano lectivo de trabalho e como forma de comprovar a qualidade dos produtos da horta, confeccionaram-se sopas biológicas que foram servidas no dia Eco-Escolas aos alunos, professores e restante comunidade escolar. Fica o nosso obrigado a todos os que tornaram este evento possível e aos que participaram nas várias actividades que fomos desenvolvendo.
Eco-pontos
Recorrendo à reutilização de caixas de cartão os alunos do 5.º PERE C e E realizaram eco-pontos para colocar nas salas de aula.
Pilhas por livros
Actividade dinamizada pela biblioteca da escola para incentivar a reciclagem e a leitura, o programa "Pilhas de Livros" criado por uma cadeia de hipermercados consiste na troca de pilhas usadas por livros novos.
Brigadas de limpeza
É uma prática que já ganhou raízes na escola: o órgão de gestão faz um escalonamento cíclico das turmas para que limpem o recinto escolar. Assim todos ficam a ganhar em consciência cívica e ambiental.
Momentos ecológicos
Os comportamentos mais importantes a nível ecológico são aqueles que temos todos os dias numa base consistente. Felizmente ao longo de todo o ano lectivo foi possível constatar em vários momentos lectivos (e não só) bons exemplos destes comportamentos demonstrando que do velho se pode realmente fazer novo.
Ver mais trabalhos no blogue "Atelier de Artes".
Recolha/separação de resíduos
No âmbito do projecto "Toca a Reciclar" os alunos do 6º G realizaram uma campanha de recolha e posterior separação de resíduos da qual resultou a realização de uma apresentação de diapositivos que foi divulgada na comunidade escolar. Deixamos aqui algumas fotografias desta actividade.
Horta biológica
Trabalhos de implementação de uma horta biológica na escola: criação de talhões, cultivo, rega, compostagem, montagem da estufa...
Seminário regional eco-escolas
A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar promoveu nos dias 21 e 22 de Março, na Escola Secundária de Lagoa, em parceria com o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e ecoteca local, o “8.º Seminário Regional Eco-Escolas/Jovens Repórteres para o Ambiente”. O encontro contou com a presença do coordenador do programa na nossa escola o professor Juan Pacheco.
Culturas hortícolas
Com o objectivo de criar uma horta biológica fez-se o plantio de hortícolas nas salas de aula.
Compostor
Dando cumprimento ao Plano de Acção traçado e servindo como apoio à instalação futura de uma estufa e à dinamização dos espaços verdes, foi realizado um compostor que será utilizado rentabilizado os resíduos orgânicos produzidos na escola.
Feira ecológica
Este Natal a escola foi mais verde e os alunos trabalharam para uma feirinha onde as preocupações no aproveitamento e reciclagem de resíduos estiveram bem presentes. Com produtos como sabão ecológico (feito de óleo de cozinha usado), bolas de Natal (feitas ou sacos de plástico), porta-moedas (feitos com pacotes de leite) ou utilitários em jornal, ficou demonstrado que a consciência ecológica está definitivamente instalada.
Auditoria ambiental
Tendo em conta as áreas em que a escola se propôs para o concurso da bandeira verde (água, resíduos, energia, alterações climáticas, espaços exteriores e agricultura biológica) os alunos do CAF (Clube de Audiovisuais e Fotografia) captaram nas suas fotografias algumas situações que podem ser melhoradas ao nível do recinto escolar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)